Altair
Sales Barbosa
Em
seu livro Estórias para quem gosta de
ensinar, o educador Rubem Alves, nos brinda com uma fábula do mundo das
aves, muito rica em todo seu conteúdo. Assim diz o autor:
“Tudo aconteceu
numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por
natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo
contra a natureza, eles haveriam de tornar grandes cantores. E para isso
fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram
imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam
os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que
eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada
urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável
urubu-titular, a quem chamam por Vossa Excelência.
Tudo ia bem até
que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida e a floresta
foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os
canários e faziam serenatas com os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico
e convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito...
– onde estão os
documentos de seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque
nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse. Não haviam passado por escolas
de canto porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para
provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente...
- Não, assim não
pode ser. Cantar sem titulação devida é um desrespeito à ordem.
E os urubus, em
uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...
Moral: em terra de urubu diplomado não se ouve canto
de sabiá”.
Prezados
executivos municipais eleitos em 2016, a fábula acima reflete o que também
pensavam Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, posicionados entre os
maiores filósofos da educação do século XX. Eles foram unânimes em afirmar: que
o maior analfabeto não é aquele que não sabe ler, mas aquele que lê e não
entende o que leu. Em outras palavras é aquele que não entende e não enxerga os
sinais que a realidade atual insiste em colocá-los bem à nossa frente e que
bailam diante de nós, como borboletas diante das plantas floridas.
A
espiral da ignorância analfabética, chegou ao ápice nos tempos atuais, onde produção
de conhecimentos, produção cultural, saberes e culturas tradicionais, de nada
valem diante da burocracia, que tal qual uma cerca mal feita de arame farpado
tomou conta das escolas públicas, contribuindo para a falência da educação
brasileira, cujo desempenho dos mais letrados urubus é incapaz de gorjear uma
nota afinada e a escola incapaz de propor uma Pedagogia da Esperança, ou para a
Esperança.
Portanto,
digníssimos prefeitos eleitos, que tanto aprenderam com a história, Vossas
Senhorias tem em suas mãos uma chance de ouro. Uma chance única, que embora
tenha chegado através de circunstancias nebulosas, que conduziram a sociedade para o caminho em que
se encontra, mas que por outro lado, essas mesmas circunstâncias apontam que
através de uma educação singular,
pode-se alcançar dias de glória para esta sociedade, mesmo que difícil e ainda, que demore um pouco, mas os
alicerces de conquistas futuras bem sucedidas podem ser lançados , através de
uma ênfase holística e sólida capaz de sustentar uma política segura para a
educação.
O
caminho para o êxito, pode se assemelhar a uma encruzilhada, mas a sabedoria,
conhecimento e discernimento podem apontar o rumo correto.
O
primeiro discernimento é a clareza referente ao conceito de tempo, claro que neste espaço é impossível discuti-lo
em profundidade desde Einstein até Hawking. Mas seria de grande utilidade que
se levasse em consideração alguns tipos de tempo: o tempo cosmológico, medido em vários bilhões de anos, o tempo geológico calculado em alguns
bilhões, milhões e milhares de anos; o
tempo da humanidade calculado em alguns milhares de anos, o tempo do homem, calculado em algumas
décadas, o tempo do mandado, calculado em alguns meses e o tempo da sobrevivência. Desses é preciso aproveitar muito bem os
dois últimos.
O
tempo do mandato, tem que ser muito bem utilizado, para que nos poucos meses
possam ser concretizadas as bases para o presente e alicerçadas obras para um
porvir lotado de esperanças.
O
tempo da sobrevivência, é aquele tipo de tempo que se situa no fio da navalha e
por isto, está bem no limite entre a vida e a morte, entre as perspectivas ou
as desilusões, entre a alienação total ou a busca da felicidade. Para este
tempo os remédios devem ser emergenciais, porque o tempo da sobrevivência não
tem tempo de esperar.
Atualmente,
torna-se impossível compreender fenômenos científicos, sociais e
comportamentais, tomando como princípio os paradigmas que fundamentaram o
pensamento cientifico dos séculos XVIII, XIX, XX e até os do século XXI. Isto
porque estamos presenciando a maior revolução da história da humanidade, onde o
espaço entre um evento revolucionário e outro diminui com o tempo. O que se
presencia atualmente, não é somente uma revolução política, social ou
econômica, mas uma revolução global – a revolução do próprio Homem.
Marshall
MacLuhan foi talvez o primeiro pensador a perceber este fenômeno, exposto de
forma clara em sua obra, A Galáxia de
Gutemberg.
“Após três mil anos de explosão e crescente
especialização e alienação nas extensões dos nossos corpos, por uma dramática
reviravolta, nosso mundo está se comprimindo. Enquanto eletricamente contraído
o globo não é mais que uma aldeia...” (MacLuhan)
Enquanto
MacLuhan centra o fenômeno da globalização (aldeia global), nas inovações
tecnológicas, Milton Santos, geógrafo brasileiro e mestre pensador, acrescenta
também como ingrediente da globalização o Território. Para Santos, o Território
é a matriz da vida social, econômica e política de um povo. Num primeiro
momento a globalização se caracteriza pela ocupação do Território, num outro
momento o fenômeno é caracterizado pela fragmentação deste, fato que aliado às
mudanças tecnológicas do mundo moderno, cria nas sociedades atuais sensações de
mal-estar e inutilidades.
Atualmente
estamos, todos nós, presenciando um fenômeno que começa quase que de forma
invisível e às vezes até ingênua, mas que afeta de forma cruel, grande parte da
sociedade e deixa de mãos atadas os planejadores. Isto acontece por
conveniência ou incapacidade. Este fenômeno a que me refiro é denominado de desterritorialização.
A
desterritorialização traz para a realidade atual a categoria dos Sem-Terra, Sem-Teto, Sem-Emprego, Sem-Documentos, etc. Esse fenômeno acentua
ainda mais a sensação e a condição de alienação de vários segmentos sociais. Expulsos de suas terras pelos poderosos, através da compra
e falsificação de títulos, os posseiros, em cujas posses não legalizadas viviam
durante várias gerações, vão buscar abrigo nos centros urbanos ou nos postos de
serviços implantados ao longo dos sistemas viários, que experimentam um
repentino crescimento. Nestes locais, os sem-terra se transformam também nos
sem-teto.
Nos
centros urbanos, esta categoria social vai ocupar as periferias, as planícies
de inundação dos rios, as encostas dos morros etc. Implodindo qualquer boa
intenção de um Plano Diretor Urbano. Nestes locais, as famílias vão estruturando
suas vidas e seus espaços, caracterizados pela desorganização social e
ambiental. E assim, vão tocando seu viver, até que um belo dia, um dos ciclos
naturais provoca, por exemplo, excesso de chuvas. Quando estas se precipitam
nos morros, o solo é saturado e a água acumulada no lençol freático, pode se
armazenar numa rocha não porosa do substrato, formando um aquiclude que escorre
com grande energia, levando tudo que se encontra à sua frente. Quando o aumento
da pluviosidade enche os rios, estes transbordam e cobram de volta suas
planícies de inundação, que por sua vez estão ocupadas por barracos ou vias
expressas marginais. As consequências são destruição, mortes, doenças e a
origem de uma situação social ainda mais perversa.
As
comunidades desestruturadas não encontram nos pólos urbanos empregos estáveis,
que sejam capazes de lhes permitir uma melhor perspectiva de futuro.
Perdidos
e carentes, qual cuitelinho sem néctar, num ambiente estranho, são presas
fáceis das propagandas enganosas, estimuladoras do consumismo. Também se tornam
reféns de uma indústria fonográfica que lhes impõe músicas que cantam e
acentuam a situação de depressão e alienação. Impossibilitados economicamente
de poderem usufruir dos bens divulgados, pelas pomposas propagandas, muitos
vêem a razão da existência perder a própria racionalidade e mergulham na
neurose da fuga através dos alucinógenos ou procuram ter, por meio de métodos
que a sociedade organizada classifica de atos ilícitos.
A desagregação da família, a prostituição infantil e a perda do
amor pela vida, são apenas algumas das consequências ditadas pelo desespero.
Esta situação exige medidas de Segurança Pública, que se tornam ineficazes,
porque funcionam como um esparadrapo que cobre parte de uma ferida, cuja causa
é mais profunda. O ambiente desorganizado, no qual grande parte da sociedade
atual tenta sobreviver é capaz de criar mentes desorganizadas, ou comodismo e
ociosidade, fatos que acentuam a falta de idealismo, raiz de muitos males,
inclusive o mal que está levando a falência da civilização ocidental.
Quando a humanidade percebeu que seus
modelos de se relacionar com os outros elementos que compõem o Meio Ambiente
poderiam abreviar sua passagem como espécie, pelo planeta Terra, ficou em
posição de alerta.
Organizou uma conferência mundial para
discutir o assunto. Isto aconteceu em Estocolmo 1972. Vinte anos depois, foi
realizada uma outra conferência sobre o mesmo tema, denominada Rio 92. Entre
uma conferência e outra, houve eventos menores visando protocolar ações
concretas. Neste momento estamos sob as abas da Rio + 20.
Estas
conferências, reuniões, discussões e protocolos, trouxeram vários
conhecimentos. Entre estes, figura o que possibilitou a humanidade perceber que
não passa de uma espécie a mais no Reino Animal, cujo êxito de sobrevivência na
Terra, depende da interação harmoniosa dos diversos componentes do Meio
Ambiente: atmosfera, hidrosfera, litosfera, biosfera, ventos, regimes
climáticos, relevos, ruídos, fogos, energias etc. Entretanto, se por um lado
veio o conhecimento, por outro faltou a conscientização. Esta, exige mudanças
radicais de atitudes e postura. Isto não aconteceu.
O
que se pretende enfatizar é a ideia de que somente o conhecimento do problema,
não é suficiente para sua solução. Para que isto aconteça torna-se necessária a
tomada de atitudes concretas. Os caminhos para a busca da solução são vários e
podem ser mais eficientes se forem interconectados. Estes caminhos, por um lado
exigem um novo padrão de educação, o que pressupõe incentivo à criatividade, à
pesquisa e à busca de uma nova metodologia pedagógica. Por outro lado, exigem
políticas públicas fundamentadas no conhecimento e que levem em consideração as
vocações regionais. Faz-se necessário que se combata a miséria e faça o resgate da dignidade humana. É possível que algumas soluções possam exigir também
mudanças, as vezes radicais, na orientação política e econômica.
Se
mensurarmos globalmente ou regionalmente, as situações ambientais, que não
podem ser separadas das questões sociais e econômicas, desde o momento em que
se realizou a primeira conferência em Estocolmo, até os dias atuais,
constataremos que a qualidade de vida piorou, em função da predação ambiental e
da predação social e econômica. Neste período a retirada da vegetação nativa
aumentou de maneira assustadora, os cursos dos rios foram alterados, montanhas
aplainadas pela atividade mineradora, os aquíferos diminuíram seus reservatórios
de água, a violência urbana, tal como fogo em palheiro, tomou proporções antes
inconcebíveis, o tráfico de pessoas tronou-se atividade rotineira, as diversas
formas de neuroses aumentaram e assim por diante.
No
meu modesto modo de ver o mundo, atribuo grande parte desses fatores a falta de
criatividade e idealismo que caracteriza a juventude brasileira e quem sabe até
a juventude ocidental como um todo. A criatividade é a matriz da competência.
Sem criatividade não há idealismo. E, a falta de idealismo reflete a falência
da sociedade, e obriga os que buscam a consciência e consequentemente a
liberdade e a felicidade, a entrarem por caminhos ideológicos, às vezes nunca
imaginados.
Na
base de todas estas questões, se encontra a educação. Neste sentido, as escolas, tanto as fundamentais,
como as médias e as superiores, que por algum tempo eram tidas como
continuadoras da família, há muito deixaram de exercer esta função, mergulharam
num pântano de lodo mal cheiroso e movediço, que suga a criatividade.
Os
professores não conseguem a motivação necessária para transmitir o conteúdo.
Isto acontece, porque o conteúdo não traz novidade e não é mais motivador.
Grande parte dos alunos já conhece, por outros meios, aquilo que lhes é
transmitido. A aula dentro da sala, perde o interesse e o sentido. A escola que
outrora se constituía num ponto de encontro para se fazer amizades, trocar
ideias e aprender novidades, não é mais nada disso. Hoje, as redes sociais
desempenham este papel.
Grande
parte das escolas básicas e fundamentais carece de pátios ideais para
brincadeiras, não tem bibliotecas, muito menos equipamentos para dinamizar uma
aula. E, nem sequer de longe, pode-se mencionar que não possuem laboratórios.
Isto é muito luxo, para quem acha que o ensino não necessita de experiências.
Os
professores se sentem desmotivados não só pela remuneração. Aliás, para quem
nunca ministrou uma aula, pode-se afirmar que não há, na terra, tarefa mais
exigente, responsável e cansativa. Porém, também sentem-se desmotivados, porque
não são mais respeitados pelos alunos. As associações sindicais de pais de
alunos, apoiados pelos meios de comunicação sensacionalistas, são capazes de
levar um professor à “Justiça” se este, no intuito de impor a disciplina,
alterar um pouco a sua voz na sala de aula.
Aliás,
por falar em disciplina, as escolas hoje em dia são vigiadas por policiais,
porque viraram pontos de compra, venda e consumo de alucinógenos. A falta de
perspectivas faz o aluno buscar esses caminhos.
Sabemos
que não se trata de uma tarefa fácil, a influência do efêmero, funciona como
uma venda nos olhos que impede vislumbrar as atitudes duradouras e
possivelmente eternas, que possam ser tomadas a favor da educação, cuja
eficácia é a base de toda sociedade sólida, com valores que perpassam muito
tempo e se adaptam com o próprio tempo.
Esta palavra foi repetida, para que não esqueçamos do tempo.
Comecei
esta crônica com uma fabula avícola. Termino-a não com uma fábula mas com a
história real e comovente de uma outra ave, o Dodô, para que dessa história
saibamos garimpar sabedorias e de mãos dadas com esta sabedoria, possamos caminhar
em direção ao arco-íris.
Contam
que o saudoso Douglas Adams, comoveu-se com o triste caso do Dodô. Por causa
disso, em um dos episódios da série Doctor Who que ele escreveu para o rádio
nos anos 1970, a sala do idoso Professor Chronotis, em Cambridge, fazia às
vezes de máquina do tempo, que ele a usava para um único propósito, seu vício
secreto: as visitas repetidas à Ilha Maurício onde ele vai chorar pelo Dodô.
Por causa de uma greve na BBC, esse episódio nunca foi transmitido, e mais
tarde Douglas Adams reciclou o persistente motivo do Dodô em outra novela
denominada Agencia de detetives holística.
Numa
certa ocasião o conto do Dodô caiu nas mãos de um bem quisto professor
universitário brasileiro, dito pelos colegas de ambientalista. Ao lê-lo, o
professor comovido de tanta emoção não suportou suas lágrimas, seus olhos
marejaram e êle com vergonha dos alunos escondeu num canto do corredor. Foi
quando alguns alunos se aproximaram e perguntaram:
-
Porque choras professor?
E
assim rodeado de alguns alunos, com ar professoral de sempre e com sabedoria, o
professor respondeu:
-
Choro pela triste história do Dodô!
Percebendo
que seus alunos não entenderam começou a explicar:
-
Dodô era uma ave indefesa que habitava as Ilhas Maurício, localizada no oceano
Indico, descoberta por marinheiros portugueses e holandeses. Após uma série de
atrocidades cometidas por estes, esta foi completamente extinta.
Os
ancestrais do Dodô chegaram até o local, hoje denominado Ilhas Maurícias ou
Mauricio, ainda aladas, com o passar dos tempos, a seleção natural que está
sempre mexendo nas espécies, diminuindo, expandindo, ajustando, pondo e
tirando, otimizando o êxito reprodutivo imediato, contribuiu para que os dodôs
perdessem as asas, pois não precisavam mais delas, especialmente porque não
encontraram predadores na ilha e assim, por milhares de anos viveram e
construíram suas colônias.
Quando
os navegantes portugueses chegaram a Mauricio em 1507, os abundantes dodôs
grandes aves que chegavam a pesar até 15 quilos, eram completamente mansos e se
aproximavam daquelas novas figuras, sem receio ou desconfiança, já que por
milhares de anos não haviam confrontado com predadores. Os infelizes dodôs
foram mortos a pauladas pelos portugueses e mais tarde pelos holandeses. Muitos
foram mortos por esporte. A extinção veio a galope. Como é comum, ela ocorreu
por uma combinação de fatores. Os humanos introduziram na ilha cães, porcos,
ratos e refugiados religiosos. Os cães os caçavam de forma esbaforida, os
porcos e ratos comiam seus ovos, os humanos plantavam cana-de-açúcar e
destruíram os seus habitats.
Chorar
pelo Dodô, me remete a todas estas situações e outras mais, por isto, choro
também por aqueles que o modelo fez com que perdessem seus territórios, choro
pelos sem teto, choro pelos que foram enganados, choro por aqueles que o
sistema fez perder o amor pela vida, choro pelos que tem fome.
Mas
gostaria de lhes falar também, que por detrás de todo este chorar, que se
manifesta de forma explícita, esconde um choro ainda mais dolorido, que procuro
esconder, para que ninguém possa ver meus olhos marejados. Êste choro é pelos
elementos fundamentais que a educação perdeu, principalmente a dignidade, o
respeito, o entusiasmo e o orgulho de ser professor. Para mim êle é o sinônimo
da própria vergonha, por isso procuro chorar escondido e bem baixinho. Sinto
vergonha da incapacidade de não poder ter evitado os tenebrosos caminhos que
conduziram a educação para a situação em que se encontra.
E
por último, dirigindo-se aos alunos ainda falou:
-
A compreensão da realidade atual cibernética, a inércia na tomada de atitudes
radicais, a falta de conscientização, a abdicação do papel fundamental da
educação na formação de cidadãos conscientes, e o abandono da busca da
felicidade e liberdade, são situações que somente poderão ser explicadas, ou
talvez compreendidas, através da mudança radical dos padrões de como vimos o
mundo, e como o vemos atualmente. Para isto, a busca de novos paradigmas se
torna imprescindível. Os que existem são incapazes de fornecer as respostas
necessárias para acharmos o caminho do êxito e do equilíbrio.
Moral: Se falharmos nesta missão, é possível que
tenhamos o mesmo destino dos saudosos dodôs, mas certamente não sobrará ninguém
para chorar por nós.
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